Vai comprar na Black Friday? Confira cinco dicas simples para não cair em ciladas

Home / Dicas / Vai comprar na Black Friday? Confira cinco dicas simples para não cair em ciladas

A Black Friday ocorre no dia 25 de novembro prometendo oferecer produtos com preço baixo, com o objetivo de liberar os estoques das lojas para as compras de Natal. Porém, a alta procura por descontos costuma ser prato cheio para golpes na internet. Confira cinco dicas simples, porém valiosas, para se proteger online e evitar ciladas durante o dia de ofertas.

Certifique-se de que o site é seguro

Não insira dados pessoais e, principalmente, de cartão de crédito, antes de verificar a segurança da loja online. Verifique se há um cadeado ao lado do endereço no navegador, ou se o nome do site aparece destacado em verde. Isso significa que a página oferece conexão HTTPS para criptografar suas informações e impedir interceptação por criminosos.

Vale também procurar pelo selo Black Friday Legal, que garante descontos reais e que a loja de fato existe. Em caso de dúvida sobre a segurança na hora da compra, prefira usar cartões pré-pagos em vez de seu cartão de crédito.

Busque por infecções no seu computador

Mantenha seu antivírus atualizado, não conecte pendrives desconhecidos e evite navegar por sites suspeitos para garantir que seu computador não seja infectado por malware. A Serasa tem uma ferramenta própria de detecção de códigos maliciosos feitos para roubar dados, e pode ser uma alternativa complementar à proteção já instalada na sua máquina.

Cuidado com e-mails suspeitos

É perto do fim do ano que tentativas de golpe por e-mail se tornam mais comuns. Suspeite de mensagens de remetentes desconhecidos, especialmente se elas contiverem anexos ou peçam pra você clicar em links desesperadamente. Desconfie também de e-mails que peçam confirmação de dados, pois eles podem ser usados para comprar em sites de terceiros com o seu nome.

Cuidado com redes sem fio abertas

Redes Wi-Fi abertas, como as disponíveis em praças, shoppings e outros locais públicos, são muito propensas a deixarem seus dados expostos. Por mais que você visite sites seguros, dados trafegados por um roteador invadido podem ser interceptados por criminosos virtuais, incluindo informações bancárias e de cartões.

Conecte-se sempre a redes com senha, ou, preferencialmente, use VPN para manter sua atividade anônima.

Tenha atenção em dobro com computadores compartilhados

Computadores pessoais já oferecem perigo o suficiente em redes e sites inseguros, e a situação piora ainda mais em máquinas compartilhadas. Se você costuma usar PCs em bibliotecas, cafés e outros estabelecimentos, não os use para acessar seu internet banking ou fazer compras online, a não ser que use estritamente cartões pré-pagos.

Além disso, tome cuidado com acessos simples a contas de e-mail e redes sociais – ao finalizar o uso, lembre-se sempre de fazer logoff das contas para evitar vazamento de dados.

Fonte: http://bit.ly/2fp6EMJ

Recent Posts
Entre em contato conosco

Nós não estamos online no momento, mas assim que o seu email for lido, será imediatamente respondido.