Como ganhar a corrida de ranqueamentos online

Home / Business / Como ganhar a corrida de ranqueamentos online

Análise de social media, e-mail marketing e palavras-chaves de empresas concorrentes são algumas formas de se posicionar melhor

Independente de qual tipo de empreendimento você escolher – lançar um produto novo, começar um blog ou abrir uma agência – terá que enfrentar seus concorrentes: numerosos, com objetivos parecidos com os seus e público alvo similar. E digo mais – seu concorrente off-line muitas vezes não é aquele com quem você compete online.

Para ganhar o mercado é essencial não somente cuidar do seu negócio, mas também monitorar as atividades dos seus competidores online e em mídias sociais. Fazer pesquisa competitiva é tão importante quanto monitorar seu próprio desempenho, pois só assim você consegue obter uma visão geral do ambiente do mercado, descobrir as estratégias que deram certo para seus concorrentes e aprender com erros e acertos deles.

A empresa de marketing digital SEMrush separou algumas dicas para você monitorar seus concorrentes e analisar suas táticas e estratégias para obter vantagens de forma ética e responsável.

1) Descobrir oportunidades negligenciadas e aproveitá-las imediatamente: analizando seus competidores e as melhores práticas deles você terá uma oportunidade única de enxergar os possíveis erros e pontos fortes de cada passo da sua estratégia, encontrar lacunas e preenche-las e tomar melhores decisões no geral.

2) Prever o próximo passo do seu concorrente e ficar na frente: analisando seus concorrentes, você será capaz de entender a estratégia comercial deles, antecipar os próximos passos e alinhar a sua estratégia da forma para ultrapassar sua concorrência.

3) Entender melhor seus consumidores: monitorando seus concorrentes, você tem uma chance de entender porque seus clientes potenciais escolheram certas empresas, o que faz as pessoas comprarem dessas empresas e quais estratégias e técnicas mais atraem os consumidores.

Seis coisas a verificar

1) Conheça seus competidores online
A questão principal é – quem são seus concorrentes online. Essa pergunta até pode parecer difícil se você não souber os métodos adequados para efetuar a pesquisa. Realmente, muitas vezes as empresas nem imaginam quem são os principais concorrentes com os quais eles competem pelas posições no Google com mesmas palavras-chave.

Entretanto, sabendo algumas regras de como definir seus competidores online é muito fácil resolver essa questão: são os domínios que têm maiores ranqueamentos e aparecem no Google com as mesmas palavras-chave que você. A regra de ouro – quanto mais palavras-chave você compartilha com certa empresa, maior competidora sua ela é.

Como já sabemos, o tráfego do Google é um dos ativos mais valiosos no mundo online, assim, se alguém estiver te superando, ele está potencialmente roubando seus clientes.

2) Analise a estratégia orgânica deles
De acordo com o autor do famoso livro britânico“Semantic Search” David Amerland, busca online é marketing, se a sua empresa não estiver na web você não consegue fazer negócios. Por isso é vital investir na estratégia orgânica e o melhor jeito de fazer isso é de espionar seus concorrentes. Para entender a estratégia online dos seus concorrentes você pode usar as ferramentas analíticas de pesquisa. Elas ajudarão a avaliar a sua estratégia orgânica e a do seu concorrente, descobrir qual conteúdo tem o melhor desempenho e traz mais tráfego para o site, gerar ideias de conteúdo para seu plano de conteúdo e estratégia de marketing no geral.

3) Avalie a estratégia paga deles
Analisando as campanhas pagas dos seus concorrentes, você consegue obter uma ideia do orçamento de publicidade deles. A maioria dos softwares de pesquisa de anúncios online consegue estimar quanto dinheiro foi gasto com publicidade e quanto tráfego isso proporcionou. Saber o quanto seu concorrente está gastando com tráfego pago e qual retorno isso traz, pode revelar muito sobre a estratégia de anúncios pagos dele: repare se ele está aumentando ou diminuindo os gastos, quais palavras-chave ele visa, quais ranqueamentos ele chegou a alcançar. Analisando esses pontos, você poderá alinhar a sua estratégia com as médias do seu mercado, definir os custos requeridos, escolher palavras-chave certas para visar, entre outros.

4) Analise a lista de sites que publicaram um link para o site dos seus concorrentes
Sabemos bem que a qualidade e quantidade de links que apontam para o seu site têm uma influência enorme sobre o seu ranqueamento no Google. Analisando os links que se referem aos seus concorrentes você consegue definir um pool de sites para prestar atenção especial, criando conteúdo relevante para eles e encontrando diferentes formas de entrar em contato e conseguir obter links.

5) Acompanhe suas mídias sociais
Você consegue aprender muito analisando as páginas nas redes sociais dos seus concorrentes. Verifique quais plataformas eles mais usam e avalie o desempenho deles: como eles montam o perfil, que tipo de fotos usam, o número de seguidores e o engajamento que têm (uma das métricas mais importantes), o conteúdo e temas que abordam, quais gatilhos usam para dar abertura para conversas e discussões. Tudo isso pode te ajudar a avaliar a eficiência da sua estratégia e ver se é válido  utilizar algumas jogadas similares aos seus concorrentes.

6) Olho no e-mail marketing
Conferir a estratégia de e-mail marketing do seu concorrente é muito simples – assine o newsletter dele! Isso te dará uma ideia sobre a abordagem que ele usa e o conteúdo que cria para gerar leads. Aproveite as melhores ideias dele para incorporá-las em sua estratégia e fazer melhor. Existem algumas ferramentas no mercado, (por exemplo, SenderScore) que ajudam a avaliar a reputação e os resultados de uma campanha de marketing.

Recent Posts
Entre em contato conosco

Nós não estamos online no momento, mas assim que o seu email for lido, será imediatamente respondido.