administrador de banco de dados

Home / Business / administrador de banco de dados
Reynaldo Ajauskas *
Publicada em 17 de outubro de 2016 às 07h05

Entender o que um administrador de banco de dados faz e como pode contribuir para o ambiente é a chave da resposta

É certo que bancos de dados têm ciclos de vida e as necessidades podem mudar significativamente de caso para caso. Seja qual for o gerenciador* utilizado, em algum momento, algum tipo de administração será necessária. Fundamental é garantir que a informação esteja sempre disponível, a qualquer hora e com alto desempenho. Logo, você precisa de Administração de Banco de Dados.

As atividades de administração de banco de dados são variadas, e incluem: instalação do gerenciador (software), definição e implementação do diagrama físico, monitoração, ajustes de desempenho e solução de problemas. Além de gerenciamento de segurança, crescimento, cópias de segurança (backup), planos de recuperação em desastres, entre outras atividades críticas ligadas aos projetos de sistemas.

Analisando as opções para Administração de Banco de Dados, temos:

tabelaDBA

Entender o que um DBA faz e pode fazer para o ambiente é a chave. Antes disso, deve-se entender o próprio ambiente, suas características e o quão críticas são as aplicações. Independente do ramo de atuação, os negócios não são mais limitados ao horário comercial. As empresas estão distribuídas em locais distintos e seus negócios são baseados em Data centers, Cloud ou e-Commerce.

dados

Este é o novo mundo onde os sistemas devem estar sempre disponíveis – online, all the time.

(*) Reynaldo Ajauskas é diretor de Operações da DBACorp

Fonte: http://bit.ly/2dsz07c

Recent Posts
Entre em contato conosco

Nós não estamos online no momento, mas assim que o seu email for lido, será imediatamente respondido.