5 passos para migrar dos negócios offline para o online

Home / Business / 5 passos para migrar dos negócios offline para o online

Diego Carmona,

por Diego Carmona, especialista em Marketing para Pequenas e Médias Empresas

Certamente, você já deve ter se perguntado várias vezes se o universo digital é mesmo interessante para o seu negócio, ou se é uma estratégia capaz de atrair mais clientes mesmo com uma verba enxuta. Pois a resposta é: sim!

Ainda que os recursos sejam limitados, é possível ampliar a atuação da sua empresa e gerar mais negócios. E é importante ressaltar que você não precisa abandonar as táticas tradicionais para investir no universo digital.

Aliás, quando integradas, as estratégias de marketing online e offline funcionam de forma ainda mais efetiva no alcance dos objetivos do negócio. E as vantagens de participar desse mundo virtual não param por aí! Afinal, a internet faz parte do nosso cotidiano — ela é a fonte para todas as informações que precisamos a respeito de qualquer assunto.

Pense que o seu público pode pesquisar diariamente pelas soluções que você oferece, sem, no entanto, encontrar a sua marca. Assim, os seus potenciais clientes continuam pesquisando e se deparam com as empresas concorrentes; já você, perde mais uma vez novas chances de gerar negócios.

Então, se já está cansado de desperdiçar oportunidades de conquistar novos clientes, confira as dicas que preparamos para iniciar a sua presença digital imediatamente.

1. Crie um website de qualidade

O ponto de partida para qualquer estratégia de sucesso é a criação da sua “casa própria” na rede. Em primeiro lugar, saiba que o site, ou blog, é o cartão de visitas do seu negócio na internet. Além de transmitir credibilidade, eles são a vitrine dos seus produtos e serviços, e ainda facilitam a interação com o seu público.

E, quanto a isso, ter um layout atrativo faz diferença — mas não é tudo! Invista, então, no desenvolvimento de uma página que considere a experiência do usuário como centro da estratégia. Ou seja, menos cliques para chegar às informações de interesse.

Além disso, não se esqueça de aplicar as táticas de SEO, que são uma regra básica para que o seu site seja encontrado pelo seu público na página de resultados do Google.

2. Produza conteúdo, sempre

Outro ponto fundamental para o sucesso da sua empresa na internet é a atração de visitantes qualificados para o seu website ou blog. Afinal, de nada adianta ter um canal eficiente sem audiência.

Por isso, foque na produção de um conteúdo original sobre o seu mercado, e crie motivos para que os potenciais clientes visitem a sua página diariamente.

Por meio de um conteúdo de qualidade, as pessoas passam a te considerar uma importante referência no segmento de atuação e isso possibilita a criação de um relacionamento mais próximo com os seus potenciais clientes — até o momento em que eles se tornarão embaixadores da sua marca.

Nesse sentido, os posts no blog são excelentes formatos para começar a criação do seu conteúdo com o pé direito!

3. Participe ativamente das redes sociais

Se o boca a boca ainda é muito valioso no universo offline, imagine o poder de uma recomendação nas redes sociais!

Com certeza, você precisa fazer parte desses canais. Não só para divulgar as suas soluções, mas para conhecer de perto as preferências do seu público, a maneira como os concorrentes atuam e as principais tendências do segmento. Isso é fundamental para aprimorar o seu negócio e criar um diferencial competitivo.

Além disso, as redes sociais podem se tornar um espaço para o SAC 2.0, que consiste na interação imediata com os clientes para resolver possíveis problemas, esclarecer dúvidas — enfim, prestar um atendimento eficiente e coerente com o comportamento atual dos consumidores.

Então, fique atento e aproveite todas as oportunidades que esses canais oferecem!

4. Invista em mídias para o sucesso no marketing online e offline

Embora ainda existam muitas táticas gratuitas para se destacar na internet — como as redes sociais e as estratégias de SEO para que o seu site ou blog apareça nas primeiras páginas do Google — os resultados aparecem a longo prazo. Por isso, para turbinar a sua estratégia digital, investir nos anúncios é indispensável!

E, quando o assunto é publicidade na internet, o Facebook Ads e o Google Adwords são duas ferramentas obrigatórias. Com ambos, é possível acompanhar o desempenho da campanha e alterá-la a qualquer momento, como forma de garantir que o retorno sobre o investimento seja cada vez mais positivo.

Além disso, você atinge tanto os consumidores que ainda estão no que chamamos de “topo de funil” — que são aquelas pessoas que ainda não tem a intenção de comprar o seu produto — com o Facebook, quanto o público que está no “fundo de funil” — que são os consumidores que já demonstram interesse em se tornar cliente do seu negócio — com o Adwords.

Ou seja: a sua marca alcança os consumidores em todas as fases do funil e as chances de gerar vendas só aumentam!

5. Avalie constantemente a sua atuação

Um dos maiores benefícios que o marketing digital oferece é a possibilidade de acompanhar de perto a performance das suas estratégias, para adequá-las, se necessário.

De fato, na internet tudo é mensurável — seja a quantidade de visitantes do seu blog, os canais que geram maior tráfego, ou o tipo de conteúdo preferido. Tudo é possível quando o assunto é mensuração de resultados no ambiente digital.

Então, aproveite essa oportunidade de avaliar os resultados para se antecipar à possíveis mudanças e garantir que o seu ROI seja cada vez mais lucrativo com as ações digitais.
Enfim, sabemos que, com a chegada desse universo online, a tendência é que empresas dos mais variados segmentos integrem a sua comunicação apostando no marketing online e offline. É preciso manter uma unidade no posicionamento do negócio — não adianta criar uma presença digital atraente se o atendimento na loja física deixa a desejar.

O cenário atual reafirma a importância de interligar as estratégias de marketing para as marcas que pretendem sobreviver em um mercado altamente competitivo. Então, o que está esperando para integrar as estratégias online e offline?

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos no ambiente digital, aproveite para baixar o nosso e-book e descubra como criar um negócio virtual de sucesso. Ele está à disposição para download gratuito no link: http://conteudo.leadlovers.com/como-criar-um-negocio-de-sucesso.

Fonte: http://bit.ly/2eHvjfj

Recent Posts
Entre em contato conosco

Nós não estamos online no momento, mas assim que o seu email for lido, será imediatamente respondido.